A melhor hora para encantar o cliente é quando ele está lá, disposto a consumir. Por isso, um bom ponto de venda é um excelente fator para o sucesso do varejo, pois vivemos numa época em que os consumidores estão cada vez mais exigentes. 

Não se deixe enganar pelo mito de que são necessários muitos investimentos em tecnologia e capacitação para ter sucesso em seu ponto de venda, pois a Planeta Água também está aqui para ajudar a seus clientes. Isso não está muito fora do seu alcance!

Neste artigo você vai se atualizar sobre as principais inovações e tendências do mercado. Confira abaixo as dicas para você se destacar a partir de um bom ponto de venda.

 

Para sobreviver, as empresas precisam se adaptar

Todo empresário em algum momento já foi apresentado aos famosos 4 P's do marketing:

  • Praça;
  • Preço;
  • Produto;
  • Promoção.

Essa visão norteou o mundo dos negócios por um longo período. Hoje, apesar de ainda ser relevante, sozinha não é mais capaz de abranger a totalidade dos aspectos que levam a uma decisão de compra. Pois o avanço das tecnologias de comunicação, especialmente com a internet, empoderou o consumidor como nunca antes na história. Ou seja:

  • Embora seu negócio possa ter o melhor ponto da cidade, hoje qualquer pessoa compra pela internet em poucos minutos, sem sair de casa;
  • Fica mais difícil brigar por preço, quando é muito fácil para o consumidor comparar ofertas de qualquer parte do mundo;
  • Em uma rápida pesquisa no Google, aparecem todas as especificações do produto e até depoimentos de consumidores;
  • A audiência está dispersa. Se antes bastava anunciar em um grande veículo, agora é indispensável oferecer conteúdo relevante;

E qual a solução? Aqui está o grande segredo que atualmente leva alguém a entrar em uma loja física: a experiência de compra.

 

Atributos indispensáveis em um bom ponto de venda

Para atrair clientes até seu ponto de venda é essencial oferecer o que as pessoas consideram importante para sua comodidade. Como vimos, fica cada vez mais difícil convencer o cliente a sair de casa, especialmente quando isso significa empregar boa parte de seu tempo livre - algo bem escasso nos dias atuais.

Nesse caso, um local muito distante de onde seus consumidores moram pode se tornar uma barreira. Outros aspectos importantes a serem considerados, principalmente em cidades grandes, são a segurança da região e a oferta de estacionamento, uma vez que hoje parte considerável das famílias se locomove por carros próprios, especialmente se querem levar para casa itens maiores ou pesados demais para transportar.

Ao chegar no ponto de venda, o consumidor valoriza um ambiente agradável. Por isso, faz muita diferença combinar boa iluminação, com o ambiente arejado e espaçoso. Ele deve ser harmonizado evitando ruídos ou odores desagradáveis, poluição visual, gargalos e filas.

A organização dos produtos também influencia nessa percepção, já que as pessoas não querem perder tempo procurando dentro da loja. Então utilize os espaços de maneira racional, dispondo os produtos estrategicamente conforme o fluxo que pretende induzir no ponto de venda. Um exemplo disso acontece nos supermercados, que posicionam os itens de maior procura mais ao fundo, fazendo com que o consumidor percorra outras prateleiras onde estão mercadorias que podem chamar sua atenção.

Já produtos com maior ticket de venda, margem de lucro, ou que estejam inseridos em alguma estratégia comercial devem receber destaque com expositores identificados, ou até mesmo ilhas e pontas de gôndolas.

 

As principais tendências para o varejo em lojas físicas

As lojas estão mudando sua forma de vender, portanto se atualizar sobre as principais tendências do mercado contribui muito para o sucesso do negócio. Confira a seguir algumas inovações para ficar de olho:


Mix de produtos

Recente pesquisa da Zebra Technologies Corporation mostra que 58% dos consumidores podem investir mais, ao encontrar uma grande variedade a sua disposição. Por isso, ampliando o mix de produtos em seu ponto de venda você vai explorar ao máximo o potencial de compra de cada cliente, oferecendo diversas soluções no mesmo lugar.


Time campeão

O proprietário do negócio nem sempre tem contato direto com os clientes, entretanto, na experiência de compra o relacionamento é um aspecto imprescindível. Já que isso se concretiza através dos colaboradores, cabe a eles apresentar uma boa imagem da empresa para o público.
Sendo assim, para melhores resultados de sua equipe, ela deve ser bem treinada quanto a formas de abordagem, informações sobre os produtos e postura profissional. Funcionários precisam saber ouvir o cliente e contornar as dificuldades apresentando soluções claras, buscando sempre superar as expectativas. Isso não é algo que se constrói da noite para o dia, mas formar um time campeão é o maior ativo de uma empresa.

Tecnologia

Conecte-se com quem está conectado, ou seja, mantenha canais de relacionamento online onde possa divulgar promoções, informações sobre produtos e outros conteúdos relevantes, tais como dicas para o dia a dia do seu público, sempre relacionadas ao segmento no qual a empresa atua. Desse modo, com certeza vai atrair mais clientes para seu ponto de venda.

A tecnologia também deve estar presente dentro da loja e disponibilizar o sinal de WiFi livremente será muito bem visto por seus frequentadores. Além disso, ofereça terminais para consulta de preço e utilize recursos como telas de LED para chamar atenção com vídeos e animações em cores vibrantes e divulgar seus produtos e informações.

 

Além de atrair, é preciso engajar e fidelizar

Outra dica preciosa é buscar indústrias parceiras, que não só produzam e vendam, mas também ajudem em materiais de divulgação e que possuam iniciativas que gerem maior engajamento e ações de marca que levem confiança ao consumidor.

Por outro lado, quem não gosta de uma boa promoção? Apresentar ofertas relevantes ou condições diferenciadas para seu consumidor vai contribuir para que ele se torne fiel a sua loja. Clubes de vantagens para frequentadores recorrentes com certeza serão considerados pelo consumidor no momento em que ele escolhe onde vai gastar seu dinheiro.

Combinar ótimo atendimento, comodidade, ambiente acolhedor, uso da tecnologia e oferta de vantagens certamente vai garantir muito sucesso para seu negócio.

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