Um dos recursos naturais mais importantes do mundo - e para o futuro da sociedade - é a água. Essencial para várias atividades realizadas diariamente por cidadãos e empresas, e também indispensável para a vida humana, o consumo de água é uma prática que demanda atenção e controle por parte de todos nós.

Apesar do consumo de água mineral ter aumentado significativamente nos últimos anos, exatamente por conta da importância da água na nossa vida, a água filtrada é uma forma muito relevante e eficiente de fornecimento de água segura e saudável para boa parte da população.

Se você está pensando em adquirir um filtro para a sua casa, mas ainda tem dúvidas quanto à qualidade da água filtrada para sua saúde, esse artigo fará você aprender mais sobre o tema. Confira!

 

Benefícios da água para sua saúde

Não é segredo para ninguém a importância do consumo regular e satisfatório de água para a nossa saúde. Como praticamente 70% da nossa composição corporal é feita de água, consumir o líquido diariamente é uma das maneiras mais eficientes de manter todos os sistemas corporais funcionando, além de influenciar até mesmo em nossa estética.

Quem bebe água regularmente pode apresentar os seguintes benefícios para sua saúde:

 

- Melhor funcionamento do sistema gastrointestinal

Você sabia que sua absorção intestinal e até mesmo o funcionamento desse órgão essencial para a saúde é considerado melhor quando o consumo de água é feito de maneira regular? Se você apresenta problemas relacionados ao trânsito intestinal, é importante verificar se sua ingestão de água está satisfatória.

 

- Maior disposição para o dia a dia

O consumo de água é indispensável para garantir que todo o nosso organismo funcione corretamente - inclusive nossa musculatura e nosso cérebro. Sem água, nos sentimos mais cansados e com pouca vitalidade muscular, sem contar as frequentes dores de cabeça que podem se manifestar com a falta de hidratação na região do cérebro.

Para garantir que você tenha disposição todos os dias, tomar água em volumes adequados pode ser a decisão certa!

 

- Funcionamento adequado do sistema renal

Seus rins também dependem de água para funcionar. Sem o consumo certo dessa bebida, as chances de formação de cálculos renais, além do desenvolvimento de infecção na região, são maiores. Por isso, garanta o consumo adequado de água para evitar essas complicações.

 

- Pele, unha e cabelos brilhantes e bonitos

A água também faz muito bem para o seu visual. As células da pele, da unha e dos cabelos também dependem de hidratação para continuarem brilhantes e bonitos. Garantir o consumo dessa bebida por dia, também lhe ajuda a ver exatamente o que deseja quando fica na frente do espelho!

 

Para obter todos esses benefícios é preciso garantir, entretanto, o consumo regular de pelo menos dois litros de água por dia, preferencialmente pura - sem ser sucos ou outras bebidas e alimentos. Esse volume, é claro, é ideal para adultos e pensado nas características da população como um todo. Vale a pena sempre consultar um médico ou nutricionista para garantir a ingestão exata para seu perfil físico e, é claro, para determinar o volume ideal para crianças e adolescentes.

 

O perigo em consumir água de má qualidade

É sempre importante reforçar que o consumo de água,apesar de essencial, também demanda um pouco de sua atenção. Existem fontes de água que não são consideradas seguras e que podem, portanto, colocar em risco sua saúde. Água não filtrada - ou de fontes duvidosas -  geralmente são contaminadas com resíduos e tratadas com excesso de químicos - como o cloro - para sua limpeza. O consumo desses tipos de água podem causar desconfortos gastrointestinais e, até mesmo, intoxicações e diarreia.

Da mesma maneira que podem existir águas de má qualidade, como as que apresentamos acima, é importante ficar atento ao comprar seus filtros e garantir um material que seja capaz de oferecer a segurança que você precisa ao consumir água em casa. Por isso, avalie os fabricantes desses materiais e conheça bem os benefícios que eles podem lhe oferecer antes de comprar o filtro para sua casa.

 

A água filtrada é uma opção segura e pura

Um grande mito ronda o consumo de água filtrada, por muitas pessoas considerarem essa uma prática não tão segura no Brasil devido a má qualidade das águas utilizadas para abastecer o país. Exatamente por causa desse mito é que muitas pessoas ainda preferem comprar água mineral ao invés de investir em filtros de água para a casa.

Primeiramente, é importante entender que a grande maioria dos centros de tratamento de água do país - especialmente aqueles que são referências em seus estados, como a Copasa e a Sabesp, por exemplo - trabalham com um processo de tratamento em massa para fornecer água potável para várias famílias e estabelecimentos comerciais. 

Os filtros de água atuam como um complemento desse primeiro tratamento realizado por esses centros e, portanto, são responsáveis por remover qualquer tipo de resíduo ou toxina que restou para enfim ser consumido. Ao usar filtros de qualidade, a garantia de segurança do consumo da água é altíssima e você ainda pode se beneficiar de ter sempre em casa uma bebida segura para sua saúde de sua família.

 

Ter um filtro de qualidade como seu aliado no dia-a-dia para obter todos os benefícios que citamos nesse artigo e evitar os riscos relacionados ao consumo de uma água de má qualidade é essencial para nossas vidas.

Ainda não encontrou o filtro certo para o seu objetivo? Continua inseguro com relação ao consumo de água filtrada? Conheça os modelos de filtros que existem no mercado neste material que preparamos e escolha aquele que você vai levar para a casa!